Consultório de Rua faz ação em frente a shopping de Fortaleza; são 27 mil atendimentos em 2025
Assistência prestada à população de rua, que de acordo com o CadÚnico soma 9.657 famílias na Capital, é feita por seis equipes itinerantes
Na manhã desta quinta-feira, 22, o Consultório de Rua, serviço da Prefeitura de Fortaleza, executou ação junto a pessoas em situação de rua nas proximidades de um shopping, na avenida Washington Soares, no bairro Lagoa Sapiranga (Coité).
Assistência prestada a essa população, que de acordo com o CadÚnico soma 9.657 famílias na Capital, é feita por seis equipes itinerantes. De acordo com a Prefeitura, de janeiro a maio de 2025, foram realizados 27.354 atendimentos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2024 foram 9.511 procedimentos do tipo no mesmo período.
LEIA MAIS | Nova secretária de Saúde de Fortaleza quer foco em estrutura, assistência e medicamentos
Segundo a SMS, o o a serviços de saúde é garantido de forma humanizada, integral e inclusiva, em todos os territórios do Município, por seis equipes itinerantes.
Conheça mais sobre o programa Consultório na Rua
Conforme a SMS, os grupos do Consultório na Rua são compostos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais, que realizam atendimentos e procedimentos como vacinação (Influenza e Covid-19), exames laboratoriais e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatites e sífilis, bem como encaminhamentos para rede assistencial do Município.
CONFIRA MAIS | Praça da Bandeira: pessoas em situação de rua recebem serviços oferecidos pela UFC
O cronograma de atendimentos é realizado de acordo com mapeamento das áreas com incidência de pessoas com vulnerabilidade social. De acordo com a Secretaria, a localização das equipes é divulgada semanalmente nos equipamentos municipais que acolhem essa população, como os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop), centros de convivência, pousadas sociais, restaurantes populares e nos pontos de Higiene Cidadã.
ASSISTA: Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no Brasil, aponta levantamento
VEJA AINDA