Willian Machado, do Ceará, iguala recorde de cortes na Série A em 2025
Diante do Santos, na última segunda-feira, 12, zagueiro realizou 16 cortes em uma única partida, sendo um dos destaques do duelo
Pilar defensivo do Ceará neste início de temporada, o zagueiro Willian Machado igualou o recorde de cortes em uma única partida na Série A de 2025 no duelo contra o Santos, nessa segunda-feira, 12.
O defensor se destacou ao realizar 16 cortes, segundo dados do site de estatísticas esportivas SofaScore. Este número havia sido alcançado somente pelo zagueiro Kuscevic, do Fortaleza, no empate em 1 a 1 contra o Mirassol pela segunda rodada da competição.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Junto ao elevado número de cortes, Willian Machado teve um grande aproveitamento nos duelos pelo alto, vencendo 10 das 12 disputas aéreas em que esteve envolvido. A atuação premiou o camisa 23 como o grande destaque do Vovô na partida, sendo peça fundamental para a manutenção do resultado em 0 a 0.
Leia mais
Para além dos números, o atleta protagonizou um lance decisivo aos 50 minutos da segunda etapa, impedindo que Deivid Washington, atacante do Santos, saísse cara a cara com o goleiro Fernando Miguel. Ele chegou a ser expulso pela jogada, mas, após ser chamado pelo VAR, o árbitro Felipe Fernandes de Lima reverteu a marcação de falta e anulou o cartão vermelho.
A atuação fez com que o zagueiro fosse "escalado" na seleção da rodada da Série A pelo SofaScore.
Willian Machado: destaque na temporada do Ceará
O desempenho diante do Peixe refletiu muito bem a regularidade demonstrada pelo jogador ao longo do certame. Em oito rodadas, o beque alvinegro lidera estatísticas do time como cortes por jogo — com uma média de 8,9 —, eficiência nos duelos (com 82%) e eficiência nos duelos aéreos (88%), segundo as bases de dados de SofaScore e do R10 Score.
O defensor também está entre os atletas do Vovô com maior minutagem em campo no Campeonato Brasileiro, com 700 minutos no total, ficando atrás somente de Marllon, Dieguinho e Pedro Raul, que atuaram em 720, 710 e 704 minutos, respectivamente. Ademais, o jogador já soma 19 jogos pelo Alvinegro ano, tendo iniciado entre os titulares em 15 oportunidades.
Histórico na carreira
Os números impressionam ainda mais ao levar em conta que essa é a primeira participação do zagueiro de 28 anos na elite do futebol nacional. Dos 217 jogos disputados em sua carreira profissional até o momento, 61 foram pela Série C e 51 pela Série B, além de jogos por campeonatos regionais e estaduais.
Com agens pelo futebol nordestino por Ferroviário e Botafogo-PB, Willian Machado foi o primeiro reforço do Ceará anunciado para a temporada de 2025, contratado após grande destaque na Série B de 2024 pelo Operário (PR).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente