Cannes: 'Filme foi criado para o Wagner', diz Kleber Mendonça Filho
"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, fará sua estreia no 78º Festival de Cannes; filme é estrelado por Wagner Moura
A organização do Festival de Cannes anunciou nesta quinta-feira, 10, a primeira leva de filmes selecionados para a 78ª edição do evento francês. “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o único brasileiro e latino-americano a compor a competição principal.
Estrelada por Wagner Moura, a obra foi "criada especialmente" para o ator baiano, segundo o cineasta. "Este filme foi criado especialmente para Wagner depois de anos tentando ajustar os ponteiros para trabalharmos juntos”, comentou Kleber em comunicado enviado para a imprensa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O roteiro foi escrito ao longo de três anos até que chegou a hora de enviá-lo e ver se ele se interessaria. A reação dele foi sensacional. Além de ser um grande ator, eu ei a conhecer a grande pessoa e hoje o amigo Wagner”, acrescentou.
Festival de Cannes: filme selecionado é thriller brasileiro em Recife na década de 1970
"O Agente Secreto" é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um ado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O longa é estrelado por Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho, Edilson Filho e grande elenco.
Atualmente em Londres rodando um novo projeto, Wagner celebra a experiência proporcionada pelo filme e sua estreia em Cannes. “Estar em Recife, 25 anos depois de estrear ‘A Máquina’, a peça de João Falcão, e viver essa cidade incrível com Kleber, Emilie e seus amigos, que agora também são meus, sobretudo saber que para além da alegria de estar no Nordeste falando minha língua, eu estava fazendo um filmaço", afirma.
Leia mais
Ele complementa: "Cannes é a minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme ‘Cidade Baixa’, dirigido por Sergio Machado, e ele estava cobrindo o festival como crítico de cinema. Tudo fazendo um sentido lindo danado”.
Considerado um dos maiores festivais de cinema do mundo, o evento acontecerá de 13 a 24 de maio na cidade de Cannes, na França, com cobertura exclusiva do O POVO. Este será o retorno do jornal ao evento. Em 2024, O POVO também esteve no festival.