Lula concede a Janja principal honraria por mérito cultural do País
Primeira-dama Janja será condecorada com a medalha Grã-Cruz, mesma que será entregue a personalidades como Fernanda Torres, Walter Salles, Marcelo Rubens Paiva e Xuxa
Acontece nesta terça-feira, 20, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da área cultural no Brasil.
Entre os nomes que figuram na lista dos 41 artistas e produtores do campo cultural, foi anunciado o da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, que será reconhecida no grau Grã-Cruz, o maior dos três graus.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No site do Ministério da Cultura, a pasta define Janja como uma "socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome", e "engajada na promoção da cultura e da participação popular".
A homenagem será atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, e marca também a reinauguração do edifício histórico, que estava fechado há 10 anos.
Xuxa, Ney Matogrosso e Fernanda Torres: saiba quem são os outros premiados na Ordem do Mérito Cultural
Celebrando os 40 anos do Ministério da Cultura (MinC), sob o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”, a ministra Margareth Menezes destacou, em nota, a importância da retomada da condecoração, que estava suspensa desde 2019, no governo Bolsonaro.
A honraria concedida a Janja, a Grã-Cruz, é a mesma que será entregue à atriz Fernanda Torres e ao diretor Walter Salles, que conquistaram um Oscar inédito para o País com o longa "Ainda Estou Aqui", baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que também recebe a honraria.
Também estão na lista de contemplados com a Grã-Cruz os cantores Alceu Valença, Alcione, Arlindo Cruz, Milton Nascimento e Ney Matogrosso, além dos atores Ary Fontoura, Laura Cardoso e Glória Menezes, e da apresentadora Xuxa.
Com a primeira entrega realizada em 1995, as indicações para a OMC am pela análise de uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem, contemplando diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes visuais, cultura digital, culturas tradicionais e populares, fotografia e literatura.