Margareth Menezes fala sobre cinema nacional: 'Momento importante'

Margareth Menezes fala sobre cinema nacional: 'Momento importante' 352v9

Em coletiva de imprensa, a ministra Margareth Menezes falou sobre o atual momento do cinema brasileiro, e o trabalho como ministra e artista

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, se apresentou nesta terça-feira, 4, no Carnaval de Fortaleza, encerrando o ciclo de folia da Cidade. Em coletiva de imprensa, a artista falou sobre o momento atual do cinema brasileiro e o legado que está sendo construído.

“Tudo isso que construímos dentro e fora do País emana do povo. Os artistas, produtores, contrarregras — todo mundo que faz parte desse setor são pessoas do povo. Então isso é um legado do próprio País e que, graças a Deus, estamos em um momento importante e interessante do cinema brasileiro”, arremata.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A cantora também pontua que a indústria cinematográfica abrange mais do que apenas atores e diretores, mas também música, cenografia, figurino, coreografia — se conectando com diferentes setores.

VEJA TAMBÉM| Oscar: Brasil é o 5º país latino-americano a ganhar Melhor Filme Internacional

Para exemplificar, ela traça um paralelo com a história do axé music, que celebra 40 anos em 2025. Mencionando o Fortal, evento que acontece há mais de 30 anos, ela aponta como Fortaleza teve um papel importante na história do ritmo baiano. “É uma união de forças e conjuntos que faz toda essa arte e cultura acontecer”, afirma.

Recentemente, o cinema brasileiro fez história ao conquistar seu primeiro Oscar com o longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A produção venceu a categoria de “Melhor Filme Internacional”, competindo com obras como “Flow” e “Emilia Pérez”.

Margareth Menezes fala sobre conciliar o trabalho de ministra com o de artista 2a4l6k

Frente ao MinC, Margareth mantém a carreira como artista ativa. No momento, ela tem participado das comemorações dos 40 anos de axé, sendo convidada para trabalhos com artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, e realizando os próprios projetos.

“Nesse momento, inclusive, estou de férias para poder cumprir isso. Mas não posso jamais estar fora desse momento”, declara.

Perguntada se acredita que o Carnaval poderia se tornar um feriado para que mais pessoas possam aproveitar, a ministra se resumiu a dizer que “é uma manifestação do povo” e acrescentou outras considerações:

“Acho que com certeza. E como Brown falou recentemente, não existe mais ‘o melhor Carnaval é de Salvador, é do Rio’. Ele hoje acontece no Brasil inteiro. E é muito bom quando temos a visão que é um momento em que se fortalece também a economia, se dá oportunidade para tantas pessoas mostrarem seus trabalhos”, celebra.

E completa, finalizando: “É uma festa popular que cresceu e expandiu, e cada vez mais tem aderência do povo brasileiro. Então, é isso que temos que comemorar”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar