Campo de Provas da GM é escolhido pelo Inmetro para testes oficiais de eficiência energética

Campo de Provas da GM é escolhido pelo Inmetro para testes oficiais de eficiência energética

O CA é um dos principais centros de desenvolvimento automotivo do Hemisfério Sul da montadora norte-americana

O Campo de Provas de Cruz Alta (CA), da General Motors, localizado em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro para a realização dos testes de eficiência energética que compõem o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos vendidos no Brasil.

O PBEV, coordenado pelo Inmetro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), tem como objetivo informar o consumidor sobre a eficiência energética dos veículos vendidos no Brasil. Desde 2008, o programa classifica automóveis de eio, picapes e utilitários com base no consumo de combustível, emissões de CO₂ e, no caso de elétricos e híbridos, também a autonomia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O CA conduzirá duas etapas do programa, oferecendo a todas as empresas participantes do PBEV uma estrutura para garantir padronização, agilidade e precisão nos resultados que orientam os consumidores sobre o consumo dos modelos avaliados.

A primeira fase inclui a pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento. Essa etapa será realizada em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas. O traçado é rodeado por vegetação, o que ajuda a reduzir a ação do vento e garante condições mais estáveis para os testes.

"O Campo de Provas foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura disponível, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. A escolha buscou assegurar bases técnicas sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade", pontuou Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro.

Cada empresa conduz os testes com o próprio veículo e profissional responsável, sob acompanhamento dos auditores do Inmetro em todas as fases.

O primeiro teste no CA contará com 27 modelos, um de cada fabricante. Pela Chevrolet, o Equinox EV, utilitário esportivo elétrico recém-lançado no País, foi o modelo selecionado para a medição.


Sobre o Campo de Provas de Cruz Alta

O Campo de Provas da Cruz Alta (CA) é o principal centro de desenvolvimento e validação de veículos da General Motors do Hemisfério Sul e o segundo mais completo da empresa no mundo.

A área abriga sete laboratórios e 18 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil testes e onde são percorridos aproximadamente 6 milhões de quilômetros em avaliações. Suas pistas reproduzem diferentes tipos de terreno, como paralelepípedos, terra, poeira e asfalto em diversos estados, enquanto os laboratórios analisam aspectos como emissões, segurança, ruído e vibração. O CA também adota práticas sustentáveis, como o cultivo de macadâmia e milho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar