Morre aos 99 anos Maria Laiz Guimarães, mãe de José Guimarães e José Genoíno

Morre aos 99 anos Maria Laiz Guimarães, mãe de José Guimarães e José Genoíno

Matriarca da família Guimarães faleceu na madrugada desta quinta-feira

A mãe do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e do ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno (PT), Maria Laiz Nobre Guimarães, faleceu de causas naturais na madrugada desta quinta-feira, 15, aos 99 anos. José Guimarães comunicou a morte da mãe pelas redes sociais.

Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), no início desta manhã, o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados lamentou a morte da mãe: “Minha mãe, Maria Laiz Nobre Guimarães, partiu para o Reino de Deus. A pessoa mais querida da minha vida! Deixa muita saudade mas, sobretudo seu jeito carinhoso com sua família e com todos que nos acompanham na vida. Deus guardará ela no lugar merecido”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mãe de 11 filhos, Maria Laiz era professora aposentada e foi casada com Sebastião Genoíno Guimarães, falecido em 2016. Os dois moravam na comunidade de Várzea Redonda, no distrito de Encantado, zona rural de Quixeramobim.

O prefeito do município, Cirilo Pimenta (PSB), decretou luto de três dias e publicou uma nota de pesar no Instagram: “Dona Laiz partiu hoje, serena como viveu, tranquila, sabendo que ao lado de seu marido cumpriu o papel de esposa e de mãe. Abraço a toda família Guimarães”.

Família Guimarães

Na reportagem especial do O POVO “As raízes de José Genoíno no Encantado”, publicada em 12 de janeiro de 2014, a história de Maria Laiz foi destacada em meio à prisão de seu filho mais velho, José Genoíno, em razão do escândalo do Mensalão.

Envolvido em militâncias políticas desde a década de 60, com o movimento estudantil, Genoíno foi guerrilheiro em oposição à ditadura e integrou a guerrilha do Araguaia até 1972.

Se destacando em militâncias da esquerda, filiou-se ao PT na década de 80 e fez carreira política até ser condenado pelo processo do Mensalão a 6 anos e 11 meses de reclusão por corrupção. Após 15 anos do escândalo, em agosto de 2020, a 3° Turma do Tribunal Regional Federal decretou o perdão da pena de José Genoíno.

Na reportagem, a visita em Encanto reuniu opiniões de familiares e conhecidos após a prisão inicial decretada, em outubro de 2012. A matéria, que envolveu tensão e sensibilidade ao envolver a família do condenado, expôs a dor de Dona Maria Laiz: “Já fiz um bocado de coisa. Mas de tanto sofrer, eu não sou mais ninguém”.

O deputado federal José Nobre Guimarães, também filho de Laiz, é igualmente filiado do PT e líder do governo petista na Câmara dos Deputados. Ele frequentemente publicava fotos durante visitas à mãe em Quixeramobim. Em publicação no Instagram, afirma: “Exemplo de mulher forte e resiliente que doou a sua vida em prol da família e da nossa comunidade”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar