Ubajara: MPCE e Polícia Civil realizam operação para apurar desvios na prefeitura
Esse foi a terceira fase da operação que teve a primeira fase em dezembro de 2024. Politico envolvido foi afastado durante 90 dias
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, a 3ª fase da Operação “Castelo de Cartas”, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na prefeitura de Ubajara, na Região Norte do Ceará, a 314 km de Fortaleza. A ação foi realizada pelo Ministério Público do Ceará e dá pela Polícia Civil.
Na operação, as forças de segurança cumpriram um mandado de busca e apreensão no gabinete de um agente político que é suspeito de participar dos desvios. O Ministério Público não divulgou a identidade do envolvido. No cumprimento do mandado foi apreendido um aparelho celular, um computador e uma agenda com anotações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após o pedido do MPCE, o político envolvido foi afastado do cargo por 90 dias, no decorrer das investigações, tendo a possibilidade de responder por crime contra a istração pública. De acordo com as apurações da investigações do Ministério Público, o político envolvido era um do esquema criminoso que segundo o órgão era comandado por um servidor municipal.
Conforme o MPCE, o político envolvido nas fraudes se apropriava de peças de veículos e combustíveis comprados pela prefeitura para manutenção da frota do município. Além deste, o esquema ainda seria composto por mais duas quatro pessoas, entre ele empresários e “laranjas”, além de uma empresa de autopeças e um posto de combustível.
A 1ª fase da operação, foi deflagrada em 26 de dezembro de 2024, tendo cinco alvos. A segunda fase foi deflagrada quadro dias depois, tendo como alvo o servidor municipal suspeito dos desvios.
O POVO entrou em contato com prefeitura de Ubajara e a matéria será atualizada em caso de retorno.