Roberto Cláudio critica plano de Evandro que altera faixas de ônibus em Fortaleza

Roberto Cláudio critica plano de Evandro que altera faixas de ônibus em Fortaleza

Vereador da base apresentou texto para reduzir faixa para "horários de pico" e o prefeito Evandro Leitão (PT) disse estudar alterações

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), criticou projetos e estudos de mudança nas operações das faixas exclusivas de ônibus, encabeçados pela atual Prefeitura. Os corredores de transporte público são uma das principais marcas durante os seus oito anos de gestão no município.

"Eu preciso fazer um alerta. A atual gestão da Prefeitura de Fortaleza tá discutindo acabar com essas faixas exclusivas pra ônibus. Eu iniciei essas faixas. Hoje, já são mais de 200 km km de faixas exclusivas para ônibus e para táxis fazendo com que os ônibus andem mais rápido aqui em Fortaleza. Principalmente, fazendo com que trabalhadores e estudantes cheguem mais rápidos no trabalho e mais cedo em casa", disse RC em suas redes sociais nesta quinta-feira, 17.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Prosseguiu: "A prioridade para o transporte, nesse momento, é um projeto de um vereador da base do prefeito para acabar com essas faixas e também há um grupo de trabalho dentro da prefeitura discutindo acabar com algumas faixas exclusivas. Um verdadeiro atraso que a cidade não pode aceitar. É importante que essa turma tenha juízo e não dê os pra trás".

Roberto Cláudio classificou as faixas exclusivas para ônibus como uma das conquistas mais importantes e democráticas do transporte público de Fortaleza.

Entenda o projeto

O projeto em questão é de autoria do vereador Benigno Júnior (Republicanos) e que visa a redução do horário de funcionamento para as faixas exclusivas de ônibus. 

Pela regra atual, as faixas exclusivas funcionam de 5h às 21h entre segunda-feira e sexta-feira. Pela nova proposta, o horário seria reduzido nesses dias para apenas de 5h às 10h e de 16h às 20h. Já nos sábados, onde a exclusividade das faixas é de 5h às 16h, o horário seria reduzido para entre 5h e 10h.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou que um estudo é realizado para avaliar possíveis mudanças nos horários. A Prefeitura analisa a viabilidade de permitir o trânsito dos demais veículos nos corredores fora dos horários de pico.

“Tem o horário de pico do início da manhã, quando o trabalhador e a trabalhadora vão entrar no expediente de trabalho, e no final da tarde. No meio da manhã, de 9 horas até 11h30min, mais ou menos, e de 14h30min às 17 horas, a quantidade de ônibus que transita nessas faixas diminui bastante”, disse Evandro em entrevista exclusiva ao O POVO.

RC criticou projeto semelhante de candidato que ele apoiou

Durante a campanha para prefeito de Fortaleza, o candidato André Fernandes (PL) apresentou diversas propostas para extinguir ações e marcas da gestão de Roberto Cláudio, como o fim da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), fim da Zona Azul, fim das ciclofaixas e de uma das faixas do BRT da Bezerra de Menezes. Ele recebeu apoio de RC no segundo turno das eleições.

Ainda no primeiro turno, Roberto respondeu às propostas do candidato bolsonarista, afirmando que tais proposição eram "lamentáveis". "Não sei quem na cidade que simpatiza com uma ideia dessa. Mas o mais absurdo é que é uma pauta de ignorância, de desconhecimento", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

roberto claudio

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar