Leão XIV visita o túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior em Roma
Foi a primeira viagem fora de Roma desde a eleição na quinta-feira, 8. O papa Leão XIV também visitou neste sábado, 10, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano
O papa Leão XIV visitou o túmulo do antecessor Francisco neste sábado, 10, dois dias após ser eleito chefe da Igreja Católica.
O papa peruano-americano visitou o túmulo do pontífice argentino, que morreu em 21 de abril, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Foi a primeira viagem fora de Roma desde a eleição na quinta-feira, 8. O papa Leão XIV também visitou neste sábado, 10, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano, a cerca de 65 quilômetros da capital italiana. A visita surpresa foi confirmada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e pelas redes sociais do Vaticano. Na volta do santuário, ele ou pelo local onde o antecessor está sepultado.
A escolha do santuário tem valor simbólico. O papa Leão XIV é membro da Ordem de Santo Agostinho, responsável pela istração do local desde o ano 1200.
A igreja também abriga uma antiga imagem da Virgem Maria, de origem albanesa, e mantém relação histórica com o pontífice Leão XIII, que, embora nunca tenha conseguido visitá-la, concedeu-lhe em 1903 o título de basílica menor, dado pelo papa a igrejas de importância espiritual, histórica ou artística.
Segundo o portal Vatican News, ao chegar por volta das 16 horas (horário local), Leão XIV foi recebido por fiéis reunidos na praça em frente ao santuário. Dentro da igreja, o cumprimentou os religiosos e fez um momento de oração diante do altar e da imagem da Virgem Maria. Durante o ato, recitou com os presentes a oração de São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho, seguida da Ave Maria e do canto da Salve Rainha.
Ao fim, ele se dirigiu àqueles que estavam no Santuário, saudando-os, bem como ao povo de Genazzano reunido do lado de fora. "Eu quis muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro (outra forma de se referir ao cargo de chefe da Igreja Católica)."
Ele também relembrou sua presença anterior no local, quando ainda era cardeal e celebrou a Missa da Festa da "Vinda" da Mãe do Bom Conselho, em abril de 2024. Na ocasião, motivou os fiéis a se inspirarem em Maria para difundir a paz e a reconciliação no mundo.
Com Agência Estado