Corpo do papa Francisco irá para a basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23
Momento será destinado a últimas homenagens de fieis ao pontífice antes do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, fora do território do Vaticano
As últimas homenagens presenciais de fieis ao papa Francisco deverão ser realizadas na próxima quarta-feira, 23, quando o corpo do líder religioso estará exposto na basílica de São Pedro. A informação foi dada pelo diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado oficial nesta segunda-feira, 21, após a morte do líder religioso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os detalhes do enterro deverão ser anunciados pelo Vaticano nesta terça-feira, 22, após reunião entre um grupo de cardeais. Ao contrário de outros pontífices, o funeral de Francisco deverá ser curto, após mudanças realizadas por ele em 2023.
Entre as principais alterações promovidas por Francisco estão a possibilidade de o papa ser enterrado fora do Vaticano e a não exibição do corpo fora do caixão. Anteriormente, os santos padres eram obrigatoriamente enterrados na cripta da basílica de São Pedro e tinham caixão aberto em seus funerais.
Papa Francisco não será enterrado no Vaticano; entenda
O local será o último ponto por onde deve ar o pontífice antes de seu sepultamento na basílica de Santa Maria Maggiore. A casa religiosa foi escolhida pelo próprio Francisco em 2023, e quebra o rito de papas serem enterrados no território do Vaticano.
A escolha, segundo Francisco, foi motivada pela proximidade do papa com a basílica, a qual ele já frequentava antes de ser eleito santo padre. O local fez parte de todo o papado do jesuíta argentino, sendo visitado após toda viagem apostólica.
Ele será o primeiro papa enterrado fora do Vaticano em mais de 120 anos. O último santo padre a não ser sepultado na basílica de São Pedro foi Leão XIII, em 1903.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente