Poço da Draga completa 119 anos em celebração com programação diversa
Celebração tem presença confirmada das atrações: Junior Pantera e Sámya Cássia, Bloco das Cachorras, Os Transacionais e Dj Bugzinha
A comunidade do Poço da Draga, em Fortaleza, vai celebrar, entre os dias 22 e 26 de maio, os 119 anos de existência. A comemoração vai reunir programação variada, desde ações sociais, ando por rodas de conversas, feirinha e até atrações musicais.
LEIA TAMBÉM | UFC ainda aguarda autorização para ocupar terreno do São Pedro após mais de um ano da demolição
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A origem da comunidade foi marcada pela inauguração do primeiro porto de Fortaleza, instalado na Ponte Metálica em 1906. A festa busca explorar a história e memória da região, ando pelo contexto de resistência da comunidade como forma de legitimação.
O geógrafo e morador da região do Poço da Draga, Sérgio Rocha, falou sobre o processo de protagonismo da comunidade em meio a celebração.
"A celebração secular é um ato de validação do entusiasmo de identidade praieira. Nós, moradores sentimo-nos instigados, entusiasmados e decididos a não mais experienciar situações as quais não nos sentíssemos legítimos, e alí, no aniversário, nos fortalecemos e assumimos nosso protagonismo por ser nosso lugar de vida, moradia, trabalho, lazer e, de, coexistência e cordialidade com todos aqueles que de alguma forma interagem com nossa comunidade”, disse.
Izabel Lima, representante da ONG Velaumar - organização sem fins lucrativos que promove atividades socioeducativas na comunidade, contou sobre o potencial de jovens talentos que cresce cada vez mais na região.
"O Poço da Draga é uma comunidade de matriarcas fortes e empoderadas que empoderam seus filhos de sangue e de coração. Aqui no cotidiano vivemos ações visionárias realizadas pelos moradores, afirmando o quanto somos potentes quando nos unimos [...] Não canso de afirmar e reafirmar, o Poço da Draga é um celeiro de potências”, completa Izabel.
A festa que traz o lema "Nada sobre Nós, sem Nós", vai ocorrer nos espaços da comunidade do Poço, tais como: Pavilhão Atlântico, calçadão da Praia do Poço da Draga e Areninha. A programação será diversa, contando com painéis que prometem discutir território, moradia, sustentabilidade, educação e cultura.
Roda de conversa vai explorar as Políticas Públicas na região da Praia de Iracema. O evento terá ainda um "rolé" de aniversário, com Sérgio Rocha, além de feirinha e apresentações musicais.
Celebração tem presença confirmada das atrações: Junior Pantera e Sámya Cássia, Bloco das Cachorras, Os Transacionais e Dj Bugzinha.
Confira a programação completa:
119 anos Poço da Draga
22 a 26 de maio
Poço da Draga
Sexta-feira, 23
Ação Social - aferição de pressão, teste de glicemia e outros serviços
A partir das 8 horas
Sede da ONG Velaumar
Rolé Expresso Poço da Draga 119 anos
8 horas
Roda de Conversa - Políticas Públicas no Território da Praia de Iracema
A partir das 9 horas
Pavilhão
Territorial - Moradia e Sustentabilidade
A partir das 14 horas
Pavilhão
Territorial - Educação e Cultura
A partir das 16 horas
Pavilhão
Feirinha do Poço
16 às 21 horas
Calçadão da Praia do Poço da Draga
Forró Pé de Serra
18 horas
Pavilhão
Torneio de 119 anos do Poço da Draga
A partir das 19 horas
Areninha do Poço da Draga
Sábado, 24
Rolé Expresso Poço da Draga 119 anos
8 horas
Plantio de Árvores Nativas
A partir das 8 horas
Jardim do Raízes do Poço
Maculelê Nossos Ancestrais
A partir de 9 horas
Pavilhão
Samba com Feijoada é com nós mesmos - Junior Pantera e Samya Cassia
A partir das 12h
Pavilhão
Feirinha do Poço
16 às 21 horas
Calçadão da Praia do Poço da Draga
Espaço de Redução de Danos - Promovido pelo NAT/HUB Dragão oferecendo água, doces e orientações sobre cuidados com o corpo
16 às 18 horas
Calçadão da Praia do Poço da Draga
Bloco Unidos da Cachorra
16h30
Palco Praia do Poço
Os Transacionais
18 horas
Palco Praia do Poço
DJ Bugzinha
20 horas
Palco Praia do Poço
Segunda-feira, 26
Sarau das Guardiãs do Poço
17 horas
Pavilhão
Parabéns Comunitário
19 horas
Pavilhão