Wally Menezes é empossado como reitor do IFCE por mais quatro anos

Wally Menezes é empossado como reitor do IFCE por mais quatro anos 5922a

Wally Menezes toma posse como reitor do IFCE para seu segundo mandato. Além de novos campi, ele anunciou as criações de um restaurante estudantil e de um laboratório de inteligência artificial

O professor Wally Menezes tomou posse como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na tarde desta sexta-feira, 14. A solenidade ocorreu na Reitoria do Instituto, no bairro Jardim América, em Fortaleza. Wally Menezes ocupa o cargo desde 2021 e, em outubro de 2024, foi reeleito pela comunidade acadêmica para um novo mandato de quatro anos.

Segundo o reitor, no segundo mandato terá como foco a expansão do IFCE e a implementação de políticas de alimentação e transporte para reduzir a evasão estudantil.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE) e graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com experiência em gestão no IFCE, ocupou cargos como coordenador de cursos, Inovação, Pós-graduação e assessor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Entre 2017 e 2020, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto.

O ministro da Educação, Camilo Santana, foi quem presidiu a solenidade de posse ao gestor. O evento também contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Na ocasião, Camilo Santana destacou a importância do IFCE para a educação do Ceará: “O Instituto Federal é uma referência e um verdadeiro patrimônio do povo cearense, oferecendo oportunidades não apenas no ensino técnico, mas também na graduação, pós-graduação e licenciatura”.

O governador Elmano também ressaltou a influência do IFCE para o crescimento do Estado: “Estamos trabalhando em parceria com as universidades estaduais, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o IFCE para formar jovens em áreas estratégicas, como energia renovável e tecnologia da informação e comunicação, permitindo que milhares de jovens tenham o a melhores empregos e oportunidades. É evidente que essa união de esforços é essencial para o avanço das políticas públicas em nosso Estado”.

Na ocasião, os gestores atualizaram sobre a expansão do IFCE. A medida foi anunciada em março de 2024 e a autorização para a elaboração dos projetos foi concedida em outubro do mesmo ano pelo Ministério da Educação (MEC).

Os novos campi serão construídos nos municípios de Campos Sales, Cascavel, Lavras da Mangabeira, Mauriti. Já Fortaleza receberá duas novas unidades nos bairros Messejana e São Gerardo. Com a criação dos seis novos campi, o instituto ará a contar com 39 unidades no Ceará.

Conforme o reitor Wally, o mais adiantado é o campus São Gerardo, que se localizará no prédio da antiga sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), na avenida Bezerra de Menezes, e com previsão de inauguração para este ano.

“O projeto de manutenção e reestruturação do campus São Gerardo está em fase final. Trata-se de uma grande reforma, cujo planejamento será concluído até 31 de março. A partir daí, encaminhamos para licitação em abril para a execução da reforma”, declarou.

Quanto à contratação de novos professores, o reitor afirmou que depende da liberação de códigos de vagas pelo MEC. Um novo edital deve ser aberto assim que a construção dos campi for iniciada. “A expectativa é que isso aconteça até o fim deste ano, em novembro, ou, no mais tardar, no início do próximo ano”, explicou.

Na ocasião, também foi anunciada a construção de um restaurante estudantil e um laboratório de inteligência artificial no novo campus São Gerardo, em Fortaleza. Os setores devem ser construídos simultaneamente com a reforma do campus, com previsão de conclusão em 90 dias.

Posse de 30 diretores-gerais do IFCE 692472

Durante a solenidade de posse do reitor, também foram empossados outros 30 diretores-gerais do IFCE os campi da Capital e do interior:

Acaraú - Rubens Galdino Feijó
Acopiara - Kelvio Felipe dos Santos
Aracati - Mário Wedney de Lima Moreira
Baturité - Glaucilene Lima Maia Pinheiro
Boa Viagem - João Paulo Arcelino do Rêgo
Camocim - Roger Almeida Gomes
Canindé - Diná Santana de Sousa
Caucaia - Jarbas Rocha Martins
Cedro - Antony Gleydson Lima Bastos
Crateús - Diego Ximenes Macedo
Crato - Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus
Fortaleza - Adriana Guimarães Costa
Horizonte - Maria Madalena da Silva
Iguatu - Francisco Heber da Silva
Itapipoca - Breno Anderson Leitão Ursulino
Jaguaribe - Antônio Augusto Teixeira Peixoto
Juazeiro do Norte - Alex Jussileno Viana Bezerra
Limoeiro do Norte - Francisco Valmir Dias Soares Junior
Maracanaú - Rossana Barros Silveira
Maranguape - Robson da Silva Siqueira
Morada Nova - Leonardo Freitas Galvão de Albuquerque
Paracuru - Manoel Paiva de Araújo Neto
Pecém - Francisca Lívia Costa Pires
Quixadá - Alexandre César Praxedes Rodrigues
Sobral - Wilton Bezerra de Fraga
Tabuleiro do Norte - Samuel Lázaro Luz Lemos
Tauá - Weberte Alan Sombra
Tianguá - Clemilton da Silva Ferreira
Ubajara - Mário de Oliveira Rebouças Neto
Umirim - Maria Michele Colaço Pinheiro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar