Onde há satélites de Elon Musk no Brasil? Saiba mais sobre a Starlink
Com autorização da Anatel, Starlink adicionará mais 7,5 mil satélites na órbita brasileira
Em decisão anunciada na semana ada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o pedido da Starlink para lançar mais 7,5 mil satélites na órbita do Brasil. A empresa já tinha 4,4 mil satélites em operação e, com isso, alcançará 11,9 mil unidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A decisão do conselho diretor da Anatel ocorreu por meio de votação em circuito deliberativo, longe dos holofotes.
O tema já estava em pauta na reunião ordinária do conselho, mas teve o pedido de análise adiado por até 120 dias a pedido de Alexandre Freire, relator do processo. No entanto, Freire decidiu expor seu voto em uma deliberação no sistema virtual da agência.
Starlink: como aconteceu a expansão no Brasil?
A aprovação ocorreu de forma unânime. Com isso, a Anatel atendeu integralmente ao pleito da Starlink para a alteração do direito de exploração que já estava em vigor, ampliando o número de unidades na órbita e as faixas de frequências utilizadas para transmissão do sinal de internet.
A alteração da licença custará R$ 102 mil à empresa de Musk e será válida até 2027.
A decisão contrariou outras empresas de internet por satélite no Brasil, que haviam pedido para a Anatel indeferir a solicitação da Starlink. A justificativa era de riscos de congestionamento na órbita e possíveis interferências, por conta do aumento no uso de frequências.
Como resposta a essa intensificação na corrida comercial na órbita, a Anatel emitiu um "alerta regulatório", mecanismo por meio do qual informa a sociedade que fará uma atualização do marco normativo vigente devido aos riscos identificados.
Starlink: em quais cidades do Brasil há mais satélites?
Conforme dados da Anatel de julho de 2024, as cidades brasileiras com mais conexões à Starlink são:
- Boa Vista (RR),
- Manaus (AM),
- Rio de Janeiro (RJ),
- Tefé (AM),
- São Paulo (SP),
- Breves (PA),
- Brasília (DF),
- Itaituba (PA),
- Tabatinga (AM) e
- Manicoré (AM).
Nota-se, portanto, uma predominância de municípios da região Norte. Isso acontece porque a Starlink oferece internet em qualquer lugar com visibilidade no céu.
A cidade de Tefé, por exemplo, fica no meio da Floresta Amazônica e apresenta 2.186 conexões no levantamento da Anatel.
Ainda segundo a agência, a empresa de Musk é a 16ª em quantidade de conexões no Brasil e lidera considerando apenas internet por satélite.
Starlink: qual a relação com Elon Musk?
Elon Musk é o dono da SpaceX, companhia de exploração espacial que detém a Starlink. A empresa utiliza satélites em órbita baixa para fornecer internet a áreas remotas.
As operações tiveram início com testes em 2018 e, no Brasil, começaram em 2022.