Pix: chaves não poderão mudar de dono ou ser alteradas; entenda

Pix: chaves não poderão mudar de dono ou ser alteradas; entenda 391b3j

Medida busca aumentar segurança e evitar fraudes no sistema de pagamentos; entenda objetivo e saiba como vai funcionar a partir de agora

O Banco Central (BC) anunciou novas regras para o Pix, exigindo que as chaves do sistema de pagamento estejam de acordo com os registros da Receita Federal. Com isso, chaves associadas a Fs e CNPJs suspensos, cancelados ou nulos serão excluídas.

A mudança, publicada nesta quinta-feira, 6, faz parte de um esforço para combater fraudes e garantir que as informações cadastradas estejam corretas. Além disso, a nova norma também impede a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias e proíbe a transferência de chaves do tipo e-mail para outro titular.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

5º dia útil de março em 2025: SAIBA quando é o pagamento dos salários

Como vai funcionar a nova regra? 692w19

Agora, as instituições financeiras e de pagamento cadastradas no Pix precisarão verificar se os dados das chaves estão em conformidade com a Receita Federal sempre que houver um registro, alteração de informações, portabilidade ou reivindicação de posse.

Caso o F ou CNPJ do titular esteja irregular, a chave será excluída automaticamente.

“A verificação de conformidade deverá ser efetuada sempre que houver uma operação envolvendo uma chave Pix”, informou o BC em nota.

O Banco Central reforçou que a inconformidade dos Fs e CNPJs não tem relação com o pagamento de tributos, mas sim com problemas cadastrais na Receita Federal.

Quais Fs e CNPJs serão excluídos? g65r

A nova norma determina que as chaves Pix deverão ser excluídas nos seguintes casos:

Para Fs:

  • Suspenso: quando há erro ou informação incompleta no cadastro. Também pode ocorrer por falta de quitação eleitoral;
  • Cancelado: ocorre em casos de duplicidade ou por decisão judicial;
  • Titular falecido: quando há registro de óbito do titular do F;
  • Nulo: quando há fraude grave no registro do F, levando à anulação por decisão judicial.

Para CNPJs:

  • Suspenso: ocorre em casos de domicílio no exterior, descumprimento de obrigações legais ou indícios de fraude;
  • Inapto: quando a empresa fica dois anos sem apresentar demonstrativos financeiros e declarações contábeis;
  • Baixado: quando a empresa é encerrada ou tem a inscrição cancelada na Receita Federal;
  • Nulo: quando há múltiplos números de inscrição para uma mesma empresa.

O BC explicou que a maioria das irregularidades ocorre por erro de grafia no nome cadastrado nas chaves Pix. De acordo com os dados da instituição, 99% dos Fs e 95% dos CNPJs cadastrados no sistema estão regulares, mas a estimativa é que cerca de 8 milhões de chaves possam ser afetadas.

Saque-aniversário do FGTS: VEJA quem pode sacar, valores, como receber e golpes

Fim da alteração de chaves aleatórias e de e-mail 1x5dc

Além do bloqueio de chaves vinculadas a Fs e CNPJs irregulares, o Banco Central também determinou que não será mais possível alterar informações vinculadas a chaves aleatórias.

Se um usuário quiser modificar algum dado atrelado a uma chave aleatória, ele terá que excluir a chave antiga e registrar uma nova.

Outra mudança importante é que não será mais possível transferir chaves do tipo e-mail para um novo titular. Se um usuário perder o o ao e-mail cadastrado como chave Pix, precisará registrar outro endereço eletrônico em uma nova chave.

Já as chaves vinculadas a números de celular continuarão podendo ser alteradas. Isso acontece porque números de celular pré-pago podem mudar de dono, e a transferência da chave ajuda a manter o sistema atualizado.

Chaves pix: o objetivo é reduzir fraudes e o excesso de chaves inativas 6i6314

De acordo com o Banco Central, a mudança também busca reduzir o número de chaves Pix não utilizadas, já que há um grande volume de registros no sistema que não são movimentados há meses.

O BC afirmou que vai monitorar as instituições participantes do Pix e pode aplicar penalidades em casos de descumprimento das novas regras.

As mudanças devem impactar tanto consumidores, quanto empresas, especialmente aqueles que possuem Fs ou CNPJs irregulares na Receita Federal. Caso o titular tenha sua chave Pix bloqueada, será necessário regularizar a situação antes de cadastrar uma nova chave.

6,4 mi de famílias devem atualizar os dados do CadÚnico até fevereiro de 2026; VEJA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar