Cometa Halley causará chuva de meteoros durante o céu de maio; saiba mais
A Terra atravessa a órbita do cometa Halley entre os dias 19 de abril e 28 de maio. Assim, fragmentos de gelo e poeira entrarão na atmosfera
Durante o mês de maio de 2025, diversos fenômenos da astronomia poderão ser observados no céu. O calendário inclui conjunções entre astros, um asteroide visível e uma chuva de meteoros.
A chuva de meteoros Eta-Aquáridas é um acontecimento anual que ilumina os céus com trilhas luminosas. A chuva tem origem nos destroços do cometa Halley, sendo uma das mais esperadas do ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Astronomia em maio de 2025: CONFIRA o que ver no céu durante o mês
O que são chuvas de meteoros?
Os meteoros são rastros dos cometas, objetos feitos de gelo e poeira que surgiram a partir da formação do Sistema Solar.
“Os cometas têm uma órbita ao redor do Sol que é muito mais demorada e alongada. Essas pedras de gelo ficam muito afastadas, na periferia do Sistema Solar”, conta Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à BBC Brasil.
“As órbitas deles são alteradas de tal forma que eles são 'jogados' na direção do Sol. Mas daí o Sol funciona quase como um estilingue, que acelera os cometas de volta e os arremessa onde estavam anteriormente”, explica.
Chuva de meteoros Eta-Aquáridas: o que é?
O planeta Terra atravessa a órbita do cometa Halley entre os dias 19 de abril e 28 de maio, permitindo que fragmentos de gelo e poeira entrem na atmosfera terrestre. Ao queimarem na entrada, tais fragmentos dão origem às populares “estrelas cadentes”.
O pico acontece no dia 5 de maio e, na data, é provável que a chuva tenha cerca de 50 meteoros por hora. A observação depende de fatores como céu limpo e pouca interferência luminosa.
Dicas para observar as chuvas de meteoros
A experiência completa para observação de uma chuva de meteoros pode ser obtida em locais afastados de centros urbanos, visto que o céu fica mais limpo sem tais luzes.
“A primeira coisa que eu diria é: vá para um lugar escuro. O ideal é ficar afastado do centro urbano, em geral num parque ou no alto de uma montanha, onde você terá uma visão bem ampla do céu, sem obstáculos que bloqueiam a visão”, relatou Thiago Signorini à BBC Brasil.