MPCE pede reparos estruturais urgentes em ponte da CE-282, em Icó

MPCE pede reparos estruturais urgentes em ponte da CE-282, em Icó

O MP acompanha a situação desde junho de 2024, após receber denúncias da população. A ponte foi construída em 1939 e é um dos cartões postais de Icó

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu a reparação e controle imediato de danos estruturais da ponte da CE-282, sobre o Rio Salgado, na cidade de Icó, a 383,11 km de Fortaleza.

O requerimento foi feito por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Icó para a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o órgão, o documento foi enviado no dia 8 de maio e reencaminhado nessa quinta-feira, 22, por meio de ofício. Nele, é pedido que as mudanças sejam apresentadas em um prazo de 10 dias.

Questionada pelo O POVO, a SOP informou que o projeto de recuperação da ponte está em fase de conclusão até o dia 15 de junho, sendo licitado logo depois. 

"Na vistoria técnica realizada pelos projetistas estruturais da SOP, verificou-se que a caracterização estrutural da ponte é ruim, mas sem risco iminente de colapso. Desta forma, não será necessário a restrição de tráfego. A SOP monitora periodicamente a condição estrutural da mesma até o início de sua recuperação", disse o órgão estadual em nota.

A superintendência afirma ainda que estudará a solicitação do MPCE quanto a medidas de mitigação dos riscos ao tráfego de pessoas na ponte.

Armaduras e fundação expostas: nível de deterioração consta em relatório da SOP

Conforme a Promotoria, a ponte apresenta aparente desgaste de materiais e possível comprometimento da infraestrutura. O MP acompanha a situação desde junho de 2024, após receber denúncias da população. A ponte foi construída em 1939 e é um dos cartões postais de Icó.

Em abril de 2025, o órgão relata que a SOP enviou um relatório confirmando alto índice de deterioração da ponte, como laje com armaduras expostas e corroídas, fundação com estacas expostas e segregação de concreto, manchas de umidade e viga travessa com desplacamento do revestimento, entre outros problemas.

O MP pede que a recuperação do equipamento seja feita o quanto antes. Além disso, a Promotoria requer a adoção de medidas de contenção de danos, como a diminuição do tráfego de veículos pesados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar