Quem é Samir Xaud, futuro presidente da CBF
Filho do cartola Zeca Xaud, vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol é candidato em chapa única para substituir Ednaldo Rodrigues
Samir de Araújo Xaud, vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), é candidato único para substituir o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Na última segunda-feira, 19, Ednaldo divulgou que não irá recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em destituí-lo do cargo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Caso não haja mudança ou articulação política, Xaud será eleito o novo mandatário da entidade máxima do futebol nacional no próximo domingo, 25. Ele recebeu apoio de 25 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B.
Quem é Samir Xaud?
Samir é filho de Zeca Xaud, presidente da FRF por 40 anos e, apesar de ter sido eleito para substituir o pai, ainda não ocupou o cargo. A eleição realizada este ano seria para assumir a cadeira somente em 2027.
Natural de Boa Vista, capital de Roraima, Samir Xaud, 41 anos, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Além disso, conta com um centro de treinamento voltado para o mundo fitness, bem-estar e saúde, agregando diversas atividades físicas no espaço.
É formado em Gestão de Futebol pela Federação Paulista de Futebol e concluiu o CBF Masters pela CBF Academy. O candidato à presidência da CBF também foi diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR), presidente do sindicato estadual dos médicos e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.
Processo aberto
Com processo aberto pelo Ministério Público estadual, Xaud virou réu após ser acusado de envolvimento em falsificação de documentos durante o período em que foi diretor-geral do HGR. Segundo o MP, as supostas fraudes ocorreram entre 2017 e 2020 e resultaram em prejuízo estimado em R$ 1,4 milhão aos cofres públicos.
Carreira política
O cartola já se aventurou na política em duas ocasiões. Em 2018, candidatou-se a deputado estadual pelo Partido Verde (PV) no Amazonas, obtendo 16.175 votos e sendo eleito suplente na 28ª colocação.
Em 2022, ele tentou concorrer à Câmara Federal pelo mesmo partido, mas não obteve sucesso. Naquela eleição, o PV teve 290 candidatos a deputado federal, mas não elegeu nenhum representante.
Confira as federações estaduais que apoiam Samir Xaud:
- Acre
- Alagoas
- Amazon
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Pára
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima (Estado de Samir)
- Santa Catarina
- Sergipe
- Tocantins
Não apoiaram: São Paulo e Mato Grosso
Confira os clubes que apoiam Samir Xaud:
- Amazonas (peso de voto 1)
- Botafogo (peso de votos 2)
- CRB (peso de voto 1)
- Criciúma (peso de votos 1)
- Grêmio (peso de votos 2)
- Palmeiras (peso de votos 2)
- Paysandu (1 Peso)
- Remo (Peso 1)
- Vasco (peso 2)
- Volta Redonda (peso 1)
Os votos das federações estaduais têm peso três. Para os clubes, os votos têm pesos diferentes: cada time na Série A vale dois, e na Série B, um.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente