Quem é Fernando Sarney, que assumiu a CBF após afastamento de Ednaldo?

Quem é Fernando Sarney, que assumiu a CBF após afastamento de Ednaldo?

Fernando é filho de José Sarney e está na CBF desde 1998; Em 2015, se tornou membro do Comitê da Fifa após afastamendo de Marco

Após o afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na tarde desta quinta-feira, 15, Fernando Sarney, vice-presidente da Confederação e membro do comitê da Fifa, assumiu a chefia da entidade máxima do futebol brasileiro como interventor. Sarney tem 68 anos e possui cargos na CBF desde a década de 1990

O executivo é filho do ex-presidente José Sarney, e é dono do Sistema Mirante de Comunicação, que gerencia rádios de mesmo nome e a Rede Mirante, emissora afiliada da Rede Globo no estado do Maranhão. Além da emissora, o grupo de Sarney é responsável pelos sites G1 e GE do Estado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Fernando Sarney está na cúpula da CBF desde 1998, quando foi diretor de relações governamentais na gestão de Ricardo Teixeira. Em 2015, após afastamento de Marco Polo Del Nero, Sarney assumiu uma cadeira no Comitê Executivo da Fifa.

Em 2023, o gestor teria sido destituído do seu cargo após a chapa que tinha Ednaldo Rodrigues como presidente ter sido cassada pela primeira vez. Segundo matéria do UOL, o executivo não seria necessariamente um aliado de Ednaldo, uma vez que foi retirado do conselho da Conmebol pelo então presidente.

Conforme a decisão do desembargador Gabriel Zefiro, da justiça do Rio de Janeiro, a função de Sarney será de convocar novas eleições para a instituição.

"Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes", escreveu o magistrado em sua decisão.

Afastamento de Ednaldo Rodrigues

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo nesta quinta-feira, 15, por decisão da Justiça do Rio de Janeiro. A decisão ocorre após a intensificação de escândalos na entidade máxima do futebol brasileiro nos últimos meses.

O ex-dirigente, que ocupava a presidência da CBF há mais de três anos, teve sua gestão marcada por insucessos na seleção masculina principal, além de escândalos financeiros, polêmicas istrativas e acusações de irregularidades e censura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar